quinta-feira, 9 de junho de 2016

Plano de Negócio para empreendedores

"O mais importante não é apenas traçar metas mas sim, fazer com que elas aconteçam"


O Plano de Negócio é um instrumento de extrema importância, quando se pensa em começar um negócio ou até mesmo inovar e/ou diversificar o negócio é necessário elaborar um plano de negócio.


Elaborando o Plano de negócio você diminui as incertezas e caminhas com maior confiança, pois é a partir do plano que começará de facto o seu negócio " o negócio nasce da ideia" em seguida vem a pratica, portanto vale a pena aprender como elaborar um plano de negócio para obter maiores e melhores resultados.

Dois aspectos fundamentais ao elaborar o plano de negócio:

Identificar o Negócio - Consiste em perguntar: Aonde quero investir? O que desejo oferecer aos mercado? É um produto novo? Como melhorar e gerar vantagem competitiva caso o produto já exista?

Publico alvo ou Mercado-Alvo - A quem eu pretendo oferecer o meu produto? quem serão os meus clientes? Nesta fase podes segmentar o mercado por classes (baixa, media-baixa, media, media-alta ou alta), a segmentação também pode ser feita por idade ou por género. É importante identificar os teus potenciais clientes.    

Na elaboração do P.N (Plano de Negócio) é importante ter em conta os aspectos contextual e os aspecto transaccionais ou sectoriais.

Aspectos Contextuais: consiste na analise no meio envolvente contextual ou seja deve-se olhar ao contexto politico, económico, sócio-cultural e tecnológico.

Cada país tem a sua cultura e sua politica, portanto todo negócio deve respeitar as normais e regras que regem cada país, pois o negócio não pode feriar a cultura e princípios de um determinado povo.

Por exemplo: A venda de bomba pode não ser um bom negócio para você, pois ele é contra a constituição angolana.




Sem comentários:

Enviar um comentário