sábado, 11 de junho de 2016

MPME´s como suporte para o fortalecimento da economia Angolana

MPME´s como suporte para o fortalecimento da economia Angolana



Actualmente Angola tem enfrentado uma situação pouco agradável no sector económico e financeiro, a queda do barril do petróleo e consequentemente a redução de divisa (moeda estrangeira) na economia Nacional,  tem causado muitas consequências económica e social, aumentando assim o índice de desemprego e inflação encarecendo a vida dos cidadãos, pois Angola vive ainda de aproximadamente 97% de importações (matéria-prima, subsidiarias, produtos acabados e mão-de-obra). 

A classe empresarial angolana procuram freneticamente a moeda estrangeira, pois a carência desta tem levado algumas empresas a encerram as suas actividade.

Hoje falamos de diversificação económica, mas primeiramente é importante saber o que vem a ser a diversificação económica, pois alguns tem feito o uso e aplicação indevida do termo "diversificação económica".

Diversificação consiste numa estratégia com o qual se pretende a produção de novos produtos ou serviços e destinados a diferentes mercados.

Portanto, esclarecer de que a diversificação não é apenas a produção agrícola com se tem percebido ou seja, o empresariado Angolano precisa olhar em outros sectores de produção, tanto agrícola, transformação e serviços.

Primeiramente precisamos produzir mais para nós mesmos e evitar assim o êxodo de somas avultadas de divisas, que tem apenas uma porta de entrada (Petróleo) e muitas janelas de saídas.

O desenvolvidamente de programas de incentivo ao empreendedorismo (programas comunais, distritais, provinciais e nacional sobre empreendedorismo) é um dos primeiros passos que o Governo deve marcar. Um outro aspecto importante são as politicas fiscais que tem sido uma pedra no sapato de muitos empresários nacionais e estrangeiros quando pensam em investir em Angola, deve-se criar politicas fiscais que atraiam o empresariado estrangeiro e motivem o investimento por parte dos empresários nacionais.

Criação de infraestrutura como: estradas, pontes e fornecimento bem com o abastecimento de energia, água e outros meio necessários para a produção também é um dos mecanismos para o incentivar o empreendedorismo nacional, pois, a escassez estes elementos, aumentam o custo de produto e consequentemente encarecem o produto que  é disponibilizado aos consumidores finais. 




Paulo Quimbango
Gestão | Empreendedorismo & negócios


Sem comentários:

Enviar um comentário