quarta-feira, 20 de julho de 2016

Sistema Fiscal Angolano e a Sociedade

Impostos em Angola

Já algum tempo atrás temos presenciado várias reformas a nível do Sistema Fiscal Angolano, pois o que se pretende é melhorar e modernizar o sistema de tributação do país, apesar de que se tem constatado muitas lacunas, principalmente no que diz respeito a implementação dos diplomas e leis que têm sido aprovadas.

A deficiência do Sistema Tributário Angolano



Temos um sistema que teoricamente objectiva melhorias na forma de tributação e/ou contribuição da sociedade por intermédio dos impostos. A política fiscal de qualquer país deve acompanhar a tendência económica e social, Angola neste momento enfrenta uma mudança radical a nível de todos os sector isto que tem afectado negativamente a vida social e o bem estar de toda a população.  

A falta de divisas, a redução da importação já têm sido um "bicho de sete cabeças" para a sobrevivência da população, com a implementação brusca dos diplomas tributários que têm sido aprovado isto poderá gerar um índice elevado de inflação fora do controlo do Executivo Angola.   

Olhar numa perspectiva mais realista e contextualizando os factos podemos observar que quando não bem controlados os impostos altos apenas tornam as sociedades mais pobres e desincentivam o investimento privado fazendo com que a população sofra mais. Quando falamos que a população poderá sofrer mais é olhar fundamentalmente na classe baixa "pobre" do país, pessoas que ganham e fazem suas vidas no comércio de bens provenientes da importação
Enquanto o país viver 99,7% dependente da importação o sistemas de receita governamental apresentar-se-a eternamente deficitário, é necessário produzir e apostar na produção nacional.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário